Conheça Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro, pertencente ao estado de Pernambuco. É formado por 21 ilhas, ocupando uma área total de 26 km², dos quais 17 km² são da ilha principal, que é a ilha aberta a turistas. Ela está localizada no nordeste do Brasil continental, distando 545 km de Recife e 360 km de Natal.

Conhecida pelo mar azul, o céu dourado no pôr do sol e o colorido dos corais e dos peixes, Noronha conta com praias eleitas como as mais bonitas do Brasil. Além das praias, a ilha tem as melhores condições para prática de mergulho autônomo do país, com visibilidade horizontal de até 50 metros. É também palco de provas de surf, com ondas que chegam a 5 metros, nos meses de janeiro e fevereiro.

Para aproveitar o destino, você deve aderir a um clima mais despojado. Em quase todas as praias, não há estrutura de barracas e banheiros e para chegar a alguns atrativos é necessária uma caminhada por trilhas.

Para ingressar na ilha deve-se pagar a taxa de preservação ambiental (TPA). É uma taxa paga por dia e por pessoa. O valor pode ser pré-pago através do site http://www.noronha.pe.gov.br/turPreservacao.php ou localmente. Outra taxa mandatória é o ingresso ao parque nacional, que pode ser paga localmente.

Informações úteis

Fuso horário: + 1 hora, baseando-se no horário de Brasília, exceto durante o horário de verão.

Como chegar:

  • Avião – Existem opções de voos saindo de Recife (1h20 de viagem) e Natal (55 minutos);
  • Navio – É possível conhecer a ilha através de embarcações particulares ou cruzeiros que tenham parada na ilha.

Como se locomover: Os passeios pré-reservados geralmente contam com transporte. Para se deslocar por conta própria, pode-se locar um buggy.

Trajeto para Fernando de Noronha

Atrativos

Atrações de Fernando de Noronha

Praia do Atalaia

A região do Atalaia faz parte do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, uma área de proteção ambiental, que possui regras para visitação. O acesso só é permitido com o acompanhamento de um guia credenciado e é controlado pelo Instituto Chico Mendes. Feito o controle, você deve escolher como quer chegar à praia (trilha curta, cerca de 30 minutos de caminhada ou trilha longa, cerca de 4 horas). O passeio pode ser reservado em horários específicos, que é quando a maré está baixa e forma-se uma piscina natural na praia. O tempo de snorkling é contado e não é permitido o uso de filtro solar. Como a piscina é rasa, deve-se flutuar o tempo inteiro, evitando-se tocar o fundo ou os animais, por isso não se pode ficar em pé. É um berçário natural, repleta de filhotes de espécies marinhas.

Praia do Sancho

Rodeada por falésias e água cristalina, já foi eleita a praia mais bonita do Brasil diversas vezes. O acesso é feito por uma fenda, em uma rocha, que deve ser descida com cuidado. Antes da decida, não deixe de dar uma parada no mirante e contemple a vista da praia.

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha
Photo by RODOLFO BARRETO / Unsplash

Praia da Baía dos Porcos

Pequena praia, famosa pelo Morro Dois Irmãos, tem piscinas naturais que se formam na maré baixa.  

Praia da Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha
Photo by Ze Paulo Gasparotto / Unsplash

Praia do Leão

É a principal praia de desova de tartarugas da ilha, por isso tome muito cuidado ao pôr os pés na areia. Para quem prefere uma praia isolada, pode ser a escolha ideal. 

Praia do Leão, em Fernando de Noronha
Photo by RODOLFO BARRETO / Unsplash

Mergulho autônomo

Rica fauna marinha, águas mornas e ótima visibilidade fazem de Noronha um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Mesmo para quem nunca mergulhou, a modalidade batismo é uma ótima oportunidade para vivenciar esta experiência.

Mergulho autônomo, em Fernando de Noronha
Photo by Eduardo Nascimento / Unsplash

Quer conhecer esse paraíso? Fale com nosso time de especialistas pelo Whatsapp ou pelo e-mail: [email protected].

2 comentários em “Conheça Fernando de Noronha”

  1. Pingback: Turismo Sustentável no Brasil - Aqui é Viagem

  2. Pingback: Lista: Locais ideais para Lua de Mel - Aqui é Viagem

Comentários encerrados.

Rolar para cima