Conheça Fernando de Noronha

Tempo de leitura: 4 minutos

Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro, pertencente ao estado de Pernambuco. É formado por 21 ilhas, ocupando uma área total de 26 km², dos quais 17 km² são da ilha principal, sendo ela aberta a turistas. Ela está localizada no nordeste do Brasil continental, distando 545 km de Recife e 360 km de Natal.

Conhecida pelo mar azul, o céu dourado no pôr do sol e o colorido dos corais e dos peixes, Noronha conta com praias eleitas como as mais bonitas do Brasil. Além das praias, a ilha tem as melhores condições para prática de mergulho autônomo do país, com visibilidade horizontal de até 50 metros. É também palco de provas de surf, com ondas que chegam a 5 metros, nos meses de janeiro e fevereiro.

Para aproveitar o destino, você deve aderir a um clima mais despojado. Em quase todas as praias, não há estrutura de barracas e banheiros e para chegar a alguns atrativos é necessária uma caminhada por trilhas.

Para ingressar na ilha deve-se pagar a taxa de preservação ambiental (TPA). É uma taxa paga por dia e por pessoa. O valor pode ser pré-pago através do site ou localmente. Outra taxa mandatória é o ingresso ao parque nacional, que pode ser paga localmente.

Informações úteis

Fuso horário: + 1 hora, baseando-se no horário de Brasília, exceto durante o horário de verão.

Como chegar:

  • Avião – Existem opções de voos saindo de Recife (1h20 de viagem) e Natal (55 minutos);
  • Navio – É possível conhecer a ilha através de embarcações particulares ou cruzeiros que tenham parada na ilha.

Como se locomover: os passeios pré-reservados contam geralmente com transporte. Para se deslocar por conta própria, pode-se locar um buggy.

Trajeto para Fernando de Noronha

Atrativos

Atrações de Fernando de Noronha

Praia do Atalaia

A região do Atalaia, em Fernando de Noronha, faz parte do Parque Nacional Marinho, uma área de proteção ambiental, que possui regras para visitação. O acesso só é permitido com o acompanhamento de um guia credenciado e é controlado pelo Instituto Chico Mendes. Feito o controle, você deve escolher como quer chegar à praia (trilha curta, cerca de 30 minutos de caminhada ou trilha longa, cerca de 4 horas). O passeio pode ser reservado em horários específicos, que é quando a maré está baixa e forma-se uma piscina natural na praia. O tempo de snorkling é contado e não é permitido o uso de filtro solar. Como a piscina é rasa, deve-se flutuar o tempo inteiro, evitando-se tocar o fundo ou os animais, por isso não se pode ficar em pé. É um berçário natural, repleta de filhotes de espécies marinhas.

Praia do Sancho

Rodeada por falésias e água cristalina, já foi eleita a praia mais bonita do Brasil diversas vezes. O acesso é feito por uma fenda, em uma rocha, que deve ser descida com cuidado. Antes da decida, não deixe de dar uma parada no mirante e contemple a vista da praia.

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha
Photo by RODOLFO BARRETO / Unsplash

Praia da Baía dos Porcos

Pequena praia, famosa pelo Morro Dois Irmãos, tem piscinas naturais que se formam na maré baixa.  

A famosa praia da Baía dos Porcos.
Photo by Ze Paulo Gasparotto / Unsplash

Praia do Leão

É a principal praia de desova de tartarugas da ilha, por isso tome muito cuidado ao pôr os pés na areia. Para quem prefere uma praia isolada, pode ser a escolha ideal. 

Praia do Leão, em Fernando de Noronha
Photo by RODOLFO BARRETO / Unsplash

Mergulho autônomo

Rica fauna marinha, águas mornas e ótima visibilidade fazem de Noronha um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Mesmo para quem nunca mergulhou, a modalidade batismo é uma ótima oportunidade para vivenciar esta experiência.

Mergulho autônomo, em Fernando de Noronha
Photo by Eduardo Nascimento / Unsplash

Quer conhecer esse paraíso? Fale com nosso time de especialistas pelo WhatsApp ou pelo e-mail: [email protected] e conheça Fernando de Noronha!

2 comentários em “Conheça Fernando de Noronha”

  1. Pingback: Turismo Sustentável no Brasil - Aqui é Viagem

  2. Pingback: Lista: Locais ideais para Lua de Mel - Aqui é Viagem

Comentários encerrados.

Rolar para cima